Tornadouro

Tornadouro é um Portugal que desconheceis.
Um universo popular e ancestral
de artefactos, materiais e técnicas
extintos ou ameaçados.​​​​​​​


Tornadouro apresentou-se como um projecto multidisciplinar que procurava recuperar objectos que se encontram extintos ou ameaçados, servindo a cultura anónima portuguesa.  


Tornadouro pretendia inventariar, produzir e promover objectos tradicionais, através de um discurso crítico e artístico em torno da etnografia e do folclore. Tinha também como objectivo recolher, reformular e actualizar algumas representações do imaginário colectivo português, principalmente do norte do país. Dos objectos resgatados destacamos a castanhola de cana rachada, o tem-te-não-caias (boneco sempre em pé de pasta de papel), a flauta de cebola, tréculas, máscaras de papel e o zuca-truca (cana de bonecos para marcar ritmo em arraias).

Este projecto teve o apoio do programa Passaporte para o Empreendedorismo promovido pelo IAPMEI e ganhou o 3º lugar no IN.AVE, Rede do Empreendedorismo do Ave.

 
 

Zuca-truca | São Torcato | Guimarães | 2014-2019

Tentativa gráfica e etnográfica de resgate de instrumento tradicional português

Francisco Machado, mais conhecido por Chico Bouças, morava num anexo de uma casa senhorial, mesmo ao lado da Igreja de São Torcato. Com a ajuda da irmã, construía, para vender, um instrumento de percussão único em Portugal – o zuca-truca.

Este instrumento, também conhecido por cana de bonecos, é usado para marcar o ritmo, durante arruadas. Podemos encontrar exemplares no Rancho da Corredoura e no de São Torcato. Há ainda uma referência ao Zuca-truca no livro Instrumentos Musicais Populares Portugueses do Ernesto Veiga de Oliveira (2º edição de 1982). Crê-se que o zuca-truca deu origem ao célebre brinquinho da Madeira, uma versão mais pequena do instrumento.

Este instrumento é composto por 3 grupos de bailarinos e um boneco com uma concertina no topo. A estrutura principal é uma cana de bambu envernizada com um arame no interior que permite movimentar os bonecos. Como cada boneco masculino tem castanholas nas costas, para além dos movimentos dos bonecos podemos ouvir o som das castanholas. Estes seis bonecos esculpidos em madeiras (3 mulheres e 3 homens), estão vestidos com trajes tradicionais minhotos.